História - Reabilitação em Multimidia junto a Educação
 
 
A Reabilitação em Multimídia – Exercício Cerebral consiste em um método técnico/científico que visa à melhoria na qualidade de vida de pessoas portadoras de doenças neurológicas através de recursos computacionais. Benefícios na qualidade de vida do indivíduo de forma a deixá-lo com uma vida mais autônoma e satisfatória.

Atividades diferenciadas produzem estimulação cerebral devido aos estímulos a serem trabalhados simultaneamente, tais como, motor, visual, cinestésico, cognitivo, dentre outros, auxiliando na memória, atenção, percepção, criar estratégias, desenvolvimento da criatividade, segurança, autonomia, percepção, resolução de problemas, lateralidade, organização espacial e temporal e principalmente a auto-estima.

A utilização da multimídia trabalha fortemente a plasticidade cerebral onde é possível moldar a mente, o cérebro através da atividade. Os sinais elétricos devem “saltar” resultando em rotas alternativas, ou seja, as células nervosas vivas podem se conectar a células vizinhas criando novos caminhos.

O Projeto Reabilitação em Multimídia junto à Educação – Despertando Talentos foi criado por mim após aproximadamente 18 anos de pesquisa, onde trabalhava como professora de informática e ministrava aulas particulares para pessoas com algum comprometimento motor e cognitivo. Então fui percebendo que o computador funcionava como um poderoso exercício cerebral e que com o passar do tempo meus alunos apresentavam melhoras surpreendentes, era como se o cérebro desse um “clic” para o desenvolvimento de novas habilidades, ou seja, como se “algumas gavetinhas que estavam fechadas fossem se abrindo e conquistando novas descobertas e aprendizados”.

Com os avanços fui me encantando dia-a-dia e para saber se estava no caminho certo procurei uma equipe de neurocirurgiões de São José do Rio Preto professores da faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) Dr. Eduardo Carlos da Silva (neurocirurgião), Dr. Sebastião Carlos da Silva Júnior (Neurocirurgião) e Karina Kelly Borges (Neuropsicóloga), onde me apoiram desde o início e ficaram surpresos com os avanços apresentados. Eu digo que são os padrinhos do Projeto, pois como meus orientadores me ensinaram os caminhos a serem percorridos.

Foi aí que dei início a minha primeira pesquisa como pesquisadora independente pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) chamada de Reabilitação em Multimídia – Exercício cerebral ou Neurofitness auxiliando pessoas com problemas neurológicos, onde passei a realizar atendimentos em pacientes com inúmeros comprometimentos como Alzheimer, Parkinson, AVC, Síndromes (Down, Autismo, Asperger dentre outras) Déficit de atenção, hiperatividade, etc.

Neste período fui trabalhar na APAE de Olímpia, onde digo orgulhosa que foi minha melhor e maior escola, pois lá eu trabalhava com praticamente todos os alunos, desde os que apresentavam Deficiência Intelectual moderada até os mais severos, como por exemplo, paralisia cerebral. E foi aí que tive a certeza maior de que o computador era sim um rico instrumento de estimulação cerebral, pois todos os alunos que eu atendia apresentavam avanços surpreendentes e fascinantes. Fui me apaixonando a cada dia e pesquisando ainda mais.

Após aproximadamente três anos desenvolvi minha segunda pesquisa como pesquisadora independente pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) onde pensei em fazer a junção da Reabilitação em Multimídia na Educação, onde trabalhamos a neurociência voltada à educação. Montei o projeto e levei ao MEC onde obteve parecer favorável para iniarmos um Projeto Piloto em todo Estado de São Paulo, onde foi dado início na Rede Municipal de Educação do município de Olímpia – SP. Foi destacado pelo MEC como um importante Recurso Pedagógico a fim de beneficiar crianças com e sem necessidades especiais.

O Projeto engloba 4 segmentos muito importantes para o desenvolvimento do País: Saúde, Educação, Tecnologia e Cultura. Deve ser aplicado na educação para despertar novas habilidades e talentos contribuindo na melhora da aprendizagem. A aplicação do Projeto é muito importante nas Salas de AEE, Educação Inclusiva, Base Nacional Comum e APAEs. Assim estaremos dando ainda mais oportunidade de crescimento intelectual, motor e artístico em nossos alunos, propondo novos desafios e quebrando barreias.

 
 
 
 
Instituto de Educação e Tecnologia Despertando Talentos
Centro de Excelência em Educação e Tecnologia voltada à Neurociência...
Conheça
 
 
 
O Projeto Reabilitação em Multimídia Junto a Educação foi destaque em várias mídias como revistas, jornais de grande circulação e também em matéria viculada no site oficial da Microsoft. Todos deram destaque a nossa iniciativa...
Saiba Mais
 
 
 
Neste vídeo observamos que não há barreiras nem limites para se obter
o sucesso...
Assista
 
 
 
 

 
© Copyright - Todos os direitos reservados.
  Site Desenvolvido por: OlimpiaWeb